É HORA DE FALAR ABERTAMENTE SOBRE SUICÍDIO (Parte 1)


Já tem um bom tempo que não escrevo mais artigos no meu blog, e juro que tenho me esforçado, mas os estudos e certas ocupações tem me impedido de certa forma, porém o que me fez voltar a escrever foi um assunto realmente interessante e significativo para este e para qualquer outro momento, o suicídio. Chamou-me a atenção depois que uma combinação de milhares de notícias em relação a um aplicativo chamado “Baleia azul”, um aplicativo que tem levado as pessoas a seguirem passos e no fim, tirarem sua própria vida; e um seriado que está entre as mais sensíveis discussões entre adolescente, pais, famílias e escolas, “13 Reasons why” onde uma garota se suicida, porém, se uma forma poética, grava fitas tapes com 13 motivos que fizeram ter feito o que fez.
Em três artigos, sendo este o primeiro, vamos esclarecer alguns questionamentos e dúvidas a cerca do assunto na visão teológica. Como, o que leva uma pessoa a cometer suicídio? De que forma podemos evitar que alguém próximo cometa tal coisa? Podemos perceber alguns sinais? O que a Bíblia diz sobre o assunto? Quem faz isso comete pecado imperdoável? Vamos analisar para entender bem este complicado tema e para isso convidei um teólogo e psicanalista especializado no assunto Zedequias Carias – Imperatriz-MA.
“Quanto vale a vida de um homem para Deus, para família e para sociedade? Quanto vale nossa vida para um mundo cujos valores estão distorcidos e cujo sistema torna o homem cada vez mais só, mais doente e deprimido? Iremos adentra num tema polêmico, cheio de incompreensões, mitos e tabus. O assunto é de forma clara e equilibrada, discutindo suas causas e prevenções de uma forma sábia, mostrando uma visão teológica, sociológica, psicológica, biológica e psicanalítica”. Diz em uma entrevista exclusiva para o Blog Jovens Cristãos o teólogo e psicanalista Zedequias Carias.
Ele fez diversos estudos sobre o tema em pauta, mais alguns meses depois, a história se tornou uma realidade na família dele. Sua cunhada crente, serva de Deus, levita na casa do senhor se suicidou. Foi um dia terrível, seu coração ficou partido e estraçalhado, com muitos questionamentos e duvidas, porém aprendeu a louvar a Deus na dor e a aceitar sua soberania. Aprendeu que, embora não tinha resposta às indagações de sua mente o deixaram sobre o controle de Deus, e se lembrou das palavras do profeta Isaias. (Isaias 55.8-11).
Devemos frisar que um suicida não procura a morte em primeiro lugar, mais o alivio de sua dor. Os suicidas busca a morte quando querem na verdade uma vida que o faça sentido; sua mente fica confusa e o que eles mais querem é ter paz.

O QUE LEVA UMA PESSOA A COMETER SUICÍDIO?
Lutamos pela vida e fugimos da morte, embora a morte seja inevitável, não podemos apressa-la nem mesmo determinar sua chegada, não nos cabe o direito de pôr um fim à vida, uma vez que ela não nos pertence (1 Samuel 2.6). Não são as circunstâncias que determina como será nossa vida. Os maiores heróis da história humana nasceram do ventre da crise e foram forjados no deserto da prova e devemos entender que o deserto é a escola de Deus em nossas vidas. Os maiores heróis da história foram treinado no deserto.
As causas do suicídio são diversas, a depressão, por exemplo, é o resultado de um acúmulo de estresse emocional que destrói a alma e 75% dos deprimidos finalmente a cometerem suicídio. A depressão rouba o sono, tira o apetite e esmaga a foça da pessoa, deixando suas vítimas estioladas, secas e vazias como mortos vivos, como aborda Andrew Solomon.
Distúrbios Psicológicos podem ter causas endógenas ou exógenas, ou seja, pode vim de dentro ou de fora, pode ter causas genéticas ou circunstanciais. Muitas pessoas pressionadas por estes distúrbios tornam-se inconsequentes em seus atos e se tornam incapaz de gerenciar a sua própria vida. Muitas vezes aquele que chega ao suicídio não pode ser responsabilizado pelos seus atos externos.
A Perda Financeira leva muitas pessoas a caírem no desespero e no opróbrio da perda súbita dos bens, acomodado pelo conforto, não se sente encorajados para recomeça a vida. Então ficam sem esperança, no fundo do poço, desesperados e assim cometem suicídio.
As Drogas e o alcoolismo têm destruído muitas pessoas. Tentam escapar das garras do alcoolismo, mas isto faz com que elas bebam para esquecer suas mágoas, e assim fugir da realidade da vida, como o Dr. Mc Millem diz, o álcool é um ladrão de cérebros. Em Provérbios 23.29-35 relata acerca da embriagues, onde mostra que a própria bebida faz com que você tenha mais ainda vontade de continuar bebendo, pois assim se perde totalmente o sentido da vida. A Maconha tira a motivação e interfere no sono. Já o Crack é uma droga pesada em que o efeito é imediato e danoso ao cérebro. As drogas entram na vida de alguém por curiosidades ou por pressão de grupos. Depois de tanto se aprofundar no vício não vendo esperança alguma, acha por bem dar cabo de sua própria vida.
A Pressão da vida moderna  com os grandes centros urbano crescem esplendidamente, pessoas sem moradia, sem emprego, sem sustentos, se desesperam e também se suicidam.
O Homossexualismo, segundo o reverendo Hernandes Dias Lopes, os maiores índice de suicídio estar entre os homossexuais, gays e lésbica ou bissexual e as razões destes conflitos são vários. Primeiro, o homossexual é um ser em conflito consigo mesmo, com sua mente, com seu corpo e sua alma e com isso, geram dentro de si um sentimento de culpa por entender ser algo contrário à natureza. Biblicamente a relação homossexual não é uma união de amor, mas de uma paixão infâmia (Rm 1.24-32) Além de ser considerado um pecado, é fortemente citado como uma abominação para Deus (Gn 2.24, Êx 20.17, 1Co 7.2). E todos esses fatores, além da rejeição familiar, preconceito social, conflito espirituais... tudo isso leva ao desespero. Por isso vemos muitos casos de homossexuais que se suicidam.
Outras motivações íntimas ao suicídio têm como bases: Chamar atenção para si mesmo, atitude de vingança, fuga de uma situação intolerante, desejo de encontrar uma vida melhor ou uma pessoa amada, tentativa desesperada em manipular ou controlar uma situação, excessiva tristeza, solidão, doenças incuráveis, sonhos frustrados, ausência de Deus e inúmeros outros motivos.
O que me interessou no seriado 13 Reasons why, é que vários fatores levaram a morte da Hannah Baker (personagem da série interpretada por Katherine Langford) , tão tal que ela pôde descrever 13 motivos, e eles foram sim significativos. Amigos e parentes meus até acharam meio que “bestas” algumas razões, dizendo que não deveria ter tamanha relevância, mas cada um é cada um. Mas a mensagem da série nos trás uma importante reflexão. Devemos atentar para o próximo, pois muitas vezes, pensamos tanto em nós mesmo que não damos a atenção ao nosso próximo que pode está clamando por socorro. No próximo artigo vamos discorrer sobre como podemos evitar que alguém cometa suicídio e quais sinais dar pra se perceber em relação. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?