OS ANJOS NÃO SÃO CONFIÁVEIS E NEM O CÉU É PURO?


Sim, eu estava lendo o livro de jó esses dias e me deparei com um texto intrigante. Em Jó 15.15 e 16 diz que: "Se Deus não confia nos anjos, e se nem o céu é puro aos seus olhos, que diremos do ser humano, imundo e nojento, que bebe o pecado como se fosse água?". Nossa! Temos uma visão futura de um céu tão puro, onde não haveria corrupção, onde seremos como os anjos, limpos de todo mal, de toda a impureza; por que, então, a bíblia fala uma coisa tão séria dessa?

Como sempre, deixei que a própria Bíblia se explicasse, como sempre ela faz. Sempre quando leio algo meio que absurdo, eu nem me preocupo porque sempre a Palavra de Deus se encarrega de explicar mais lá na frente. Isso acontece sempre quando faço o propósito de ler a Bíblia integramente (a maneira que mais gosto de ler) de Gênesis a Apocalipse. E como eu havia esperado, guardado em meu consciente, a resposta veio, incrivelmente tirou a cratera de dúvida e confusão que aquele texto havia deixado em minha mente.

Podemos ver que o livro de Jó há uma conversa entre Jó, o justo, com seus amigos, que querendo ser justos e defender mais a Deus de uma forma ignorante, começaram a falar coisas que não entram em harmonia com a Verdade central que a Bíblia em si propaga. Houve ali várias filosofias vãs e vazias de Elifaz, amigo de Jó, na qual ele querendo ajudá-lo de uma forma nada agradável, dando razões a algo que parecia óbvio - que Deus não deixaria um justo sofrer - fazendo afirmações que não tinha nada a ver com a Verdade a respeito de Deus.

Lá em Jó, capítulo 42 e do verso 7 em diante, o próprio Deus nos esclarece que todas as filosofias que os amigos de Jó disseram não coincidiam com a Verdade: "Depois que acabou de falar com Jó, o SENHOR disse a Elifaz, da região de Temã: - Estou muito irado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram a verdade a meu respeito, como o meu servo Jó falou". Deus jamais nos deixa enganados a respeito da sua Verdade e do seu maravilhoso plano para todos nós.

Na Paz em Cristo a todos

Neymarques Feitosa

Comentários

  1. Muito bom, gostei! Deus continue abençoando

    ResponderExcluir
  2. Olá, Neymarques Bezerra! Ao pesquisar sobre o assunto li sua opinião a respeito. Concordo que nem sempre as palavras dos amigos de Jó são verdadeiras e devemos estar atentos a isto. Mas em relação aos anjos, lembremos que o pecado se originou entre eles e deles chegou à humanidade. Adão foi o responsável por introduzir o pecado na criança e na sua descendência. Portanto, não está errado dizer que a classe angelical ficou sob "suspeita", ou melhor, fragilizada na sua confiança. Dentre eles há os que pecaram e os que se mantiveram fiéis. Confirmo este pensamento nas palavras de Pedro:

    "Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar". 1Pe 1.10-12.

    Paulo também diz: "Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?", 1Co 6.3.

    Aos anjos não foi revelado o mistério de Cristo. Eles se espantaram quando aconteceu. E as ações deles serão julgadas pela igreja! É bom saber disto para não exaltarmos os anjos como tão especiais e superiores aos cristãos, como alguns erroneamente o fazem. Hoje, eles são "servos" de Jesus a serviço da Igreja. E eles mesmos sabem disso:

    "Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia", Ap 19.10;

    "Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo. Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.", Ap 22.8,9.

    Obrigado por sua contribuição e espero ter ajudado a ampliar o entendimento do assunto. SHALOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz !
      Não era por isso ,tbm que o Senhor Jesus fará novos
      Céus e nova Terra !?

      Excluir
  3. Ótima explicação pastor Joubert

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?