PRA QUÊ JEJUAR? COMO SE DEVE JEJUAR?

 

Lendo um texto da Bíblia interessantíssimo  me bateu a inquietação de escrever aos meus leitores a respeito do que o texto que eu li fala. Mas antes eu quero que você responda pra você mesmo: “Pra que serve o jejum?” e “Como jejuar?”

É fácil responder? Parece que sim, mas é complicado dar o real significado desse ato tão importante na vida espiritual do cristão. Vemos em Mateus 4 e verso 2 que Jesus, sendo Deus, jejuou e por um longo tempo, 40 dias. Mas como o próprio Deus pode jejuar? Ué, Ele estava na forma humana, e teve as mesmas necessidades de um homem comum, tão tal que o verso 2 afirma que o próprio Deus teve “fome”.
Hoje em dia as pessoas jejuam com o propósito de barganhar com Deus, de comprar algo que quer, de Deus e isso é errado. Eu já fiz isso em uma forma ignorante, pois fui ensinado de tal forma, mas me enganei; porém, o real sentido do jejum e pedir algo em troca à Deus, mas não bens matérias, nem regalias na vida, como muitos fazem, e sim, vigor espiritual, força na caminhada rumo ao céu e uma aproximação mais íntima com Deus.

Jesus jejuou porque sabia que iria enfrentar fortes oposições do inimigo contra seu ministério, e como em forma de homem, precisava fazer tal atitude, mesmo sendo Deus, Satanás sabia das condições de Jesus, mas Satanás perdeu a batalha espiritual. Afinal, Jesus nos deu um exemplo do quanto é importante jejuarmos para poder termos êxito nas tentações do inimigo, sendo íntimo de Deus, Satanás jamais vai ter vitória sobre nossa vida, pois jejuando estaremos em comunhão e mais próximos de Deus ainda.

A forma correta ensinada por Jesus nesse fato ocorrido em Mateus 4 é a abstenção de alimentos. Porque a partir do momento em que jejuamos nos abstendo de alimentos, é o mesmo que está dizendo pra Deus: “Senhor, estou deixando de me preocupar com o meu EU e buscando mais a tua presença sobre minha vida”.  Abster alimentos no jejum não faz mal ao corpo, pelo contrário, o jejum dar um descanso ao sistema digestivo e isso faz bem, fazendo isso por horas, dias ou mais, você deixa de ter comunhão com seu corpo físico de uma maneira saudável pra ter comunhão com sua vida espiritual de uma forma mais saudável ainda pra ambas as partes, e isso é muito bom.

Mas falando do texto que li a respeito de um jejum mais firme, e que Deus fala com todas as letras nos aconselhando minuciosamente como realmente Ele quer que jejuemos, vemos em Isaías 58 (todo o capítulo é importante ler) que o povo de Israel estavam jejuando abstendo alimentos,e não recebiam a reciprocidade do jejum que faziam, mas faziam isso apenas em um dia, e os demais dias, caíam no pecado e o faziam de maneira inaceitável a Deus conforme os versos 3 ao 5.  Veja o que Deus diz: “Seria esse o jejum que eu escolhi? o dia em que o homem aflija a sua alma? Consiste porventura, em inclinar o homem a cabeça como junco e em estender debaixo de si saco e cinza? chamarias tu a isso jejum e dia aceitável ao Senhor?” Só que o nosso Deus é tão massa que ele mesmo dar a resposta ao povo de Israel, dizendo como realmente ele quer o jejum, o  jejum aceitável nos versos de 6 a 8:

“Acaso não é este o jejum que escolhi? que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo? e que deixes ir livres os oprimidos, e despedaces todo jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?  Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. e a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda”.

Então, peço que leia bem todo o capítulo 58 de Isaías e entenderá bem qual é o bom jejum, o jejum espiritual, que é uma verdadeira consagração, de abstermos do pecado, de tudo que desagrade a Deus e façamos o que ele nos aconselha, que é o fazer o bem, ajudar os necessitados e ajudar o próximo, pois fazendo isso, nós faremos para com Deus também como Ele mesmo diz em Mateus 25.40 Com isso aprendemos uma verdadeira lição de Deus, encontrada na Bíblia a cerca da forma espiritual e física de se fazer um correto jejum e aceitável a Deus.

Na Paz de Deus a todos

Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. Amém ,que estudo maravilhoso ,gostei muito.
    Muito obrigada por abrir nossa mente com essas explicacoes.
    .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?