HÁ PESSOAS PREDESTINADAS POR DEUS PARA SEREM VASOS DE DESONRA?


Esta semana eu estive conversando com um amigo meu, que está desviado dos caminhos do Senhor que alega decepção; ele diz que a cada dia se afasta mais de Deus e esta se convencendo de que ele é um dos vasos de desonra, até citou o texto de Romanos 9.21 e 22 que diz: "Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para uso honroso e outro para uso desonroso? E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição".

Existem pessoas predestinadas a irem para o inferno? Deus preparou pessoas para receberem o furor da ira dEle? Deus tem prazer na morte do ímpio? Porque Deus fez as pessoas más? E o diabo, foi criado por propósito? Afinal, nossos destinos são predestinados por Deus?

Há uma confusão doutrinária a respeito da predestinação. Há heresias que afirmam que Deus criou pessoas para irem para o inferno e isso não é verdade por vários motivos. Deus é onisciente? Claro. Deus sabe quem serão os salvos e os não salvos? Por causa da soberania de Deus e por ele ter em si o adjetivo onisciente - que significa ter TODO o poder - com certeza ele já sabe quem serão os salvos e os não salvos conforme Isaías 49.16. Mas temos que entender uma coisa: Deus não predestina ninguém a perdição. Mas a Bíblia fala sim de predestinação, mas a predestinação para a salvação e não para  perdição.

Também, a Palavra de Deus diz que Ele quer que todos sejam salvos (1 Timóteo 2.4 / João 3.16). E outra, sabemos que Deus não tem prazer na morte de ninguém, nem mesmo do ímpio: "Tenho eu algum prazer na morte do ímpio? diz o Senhor Deus. Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?" (Ezequiel 18.23), e apenas por estes três versos podemos determinar que Deus jamais preparou nalguém para ser vaso de desonra.

A respeito do verso 22 de Romanos 9 dizer, no finalzinho do versículo a frase "Preparados para a perdição", isso não significa que Deus tenha feito este preparo. O oleiro, que é Deus jamais iria fazer com suas próprias mãos, uma criatura perversa e dizer: "Ha ha há! Esse aqui vai ser perverso e será lançado no inferno no dia da minha grande ira". De forma nenhuma. Não tem cabimento isso. Pois se assim fosse, a Palavra de Deus estaria se contradizendo ao afirmar que Deus "retribuirá cada um segundo as suas obras." (Romanos 2.6). Se Deus houvesse predestinado pessoas para a perdição, porquê Deus as faria perecer, sendo que Deus as fez serem perversas? Não tem lógica.

Lúcifer também, não foi criado para ser jogado no lago de fogo. Lúcifer tem plena convicção de que ele mesmo sabe que perecerá por causa dos feitos dele mesmo, da desobediência dele mesmo (Apocalipse 12.12) e não porque Deus seria um psicopata de criar um anjo pra ser mal e ser destruído; de forma nenhuma. Deus não criou Satanás pra ser o diabo. Se não, Satanás não seria responsável pelas suas maldades, e sim o Próprio Deus.

A desobediência é quem prepara as pessoas para serem desonradas no dia do juízo. Um oleiro, literalmente, faz os vasos porém alguns racham e é preciso ser feito novamente (Jeremias 18.1-4), e é a mesma coisa que acontece. Um oleiro literal, jamais vai fazer um vaso feio, as coisa fabricadas jamais serão feitas para serem defeituosas.

Deus é onisciente, mas sua onisciência não interfere nos fatos gerados pelo nosso livre arbítrio. Deus sabe sim quem serão e que não serão salvos, pela sua soberania. Mas pela nossa liberdade de escolha, somos nós mesmos responsáveis pelas nossas atitudes, pelo nosso destino e não Deus. No dia do Juízo ninguém vai poder chegar pra Deus e dizer: "Ah Deus, mas na tua Palavra diz que eu posso ser um dos vasos de desonra!". Você pode até ser um deles, mas Deus não te fez para ser isso. Deus deu o seu filho, para morrer pelo MUNDO INTEIRO (João 3.16), e não por alguns. Só que apenas alguns querem receber este amor em seu coração, e outros rejeitam, e é isso que os levará a perdição, suas escolhas e não Deus.

Já temos a esperança de uma predestinação inteira que Efésios 1, verso 5 nos mostra "nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade". Então, nós todos somos predestinados, ou seja, levados a aceitar a Cristo para que todos sejam salvos, mas pela vontade própria que o Senhor deu a todos, muitos irão escolher seu próprio destino; só que Deus, pela soberania dEle já sabe qual atitude você irá tomar sem que ele interfira nisto.

Que Deus abençoe a todos

Neymarques Feitosa.

Comentários

  1. meu nome e tedy tenho amor no meu coraçao
    mais todos que min sercan so temtan provar
    que por ter coraçao amoroso pelo prosimo que eu

    estol errado e tentao destroir meu coraçao !!! e moito triste e solitaria minho vida.

    ResponderExcluir
  2. Acho que nessa vida, temos vários caminhos diferentes que podemos escolher percorrer, Deus conhece aonde cada caminho vai dar, isso mostra que ele conhece todos os futuros possíveis, mas a escolha do caminho a ser tomado é nossa.

    ResponderExcluir
  3. Mas devemos entender que a soberania de Deus , vai além da lógica humana , temos o exemplo , de Faraó , o próprio Deus o Preparou para a perdição , é o que Paulo está tentando mostra aos romanos e a nós todos , a soberania dele , Ver : Romanos , 9 v 17 ao 20. O que devemos fazer é nós prostar e não questionar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?