O JOVEM, A AUTORIDADE E DETALHES!


Há uma passagem, uma história na Bíblia, em que eu tiro muitíssimas lições através dela; tiro lições para vida de hoje, atualidade mesmo, por mais que a História tenha um parâmetro antigo, tipo história de reis e guerra, palácios e etiquetas... Mas com todos esses aspectos a Santidade e a Sabedoria andam juntos e formam uma das histórias cheias de Aventuras e livramentos de Deus, essa história é a do Jovem Daniel.

Daniel foi levado cativo por um povo inimigo, estava no cárcere, humilhado e passando fome. O rei decidiu levar consigo para assistir no palácio do rei e obter as regalias que o rei lhes oferecia. O Rei ofereceu a Daniel, que estava com seus amigos, do seu próprio banquete para alimento, tudo o que o rei comia e bebia Daniel podia compartilhar. Porém, essas iguarias poderiam afetar na sua obediência a Deus, por poder haver carnes consideradas imundas para os judeus, o banquete do rei era dedicado a outros deuses.

O que você faria no lugar de Daniel? Na realidade, quando se está sob o poder de um rei poderoso, desobedecê-lo importaria e muito na perda de sua vida. Mas a atitude de Daniel foi essa: Buscou a Deus em secreto, pediu sabedoria para usar da melhor forma o conhecimento de mundo adquirido e tentou convencer de uma maneira estratégica o cozinheiro e o rei de que era melhor não comer das finas iguarias, pois devia se manter fiel a Deus e não se contaminar.

É incrível de como Daniel consegue convencer o cozinheiro, e foi esperto para se livrar do mal que estava posto sobre ele. Mas Daniel, como crente e fiel servo do Senhor Deus, poderia ter feito uma oração fervorosa " Deus tira toda impureza" e tals... Porque afinal, tudo que estava sobre aquele banquete eram elementos em que o próprio Deus criou; poderia ter nesse banquete ovos, frango assado, picanha assada no ponto, frutas cítricas fresquinhas, pães, bolos e tudo que a natureza, criada por Deus, oferece.

Eu aprendo muitas lições neste trecho da história. Muitos jovens hoje não estão tendo a sabedoria de Daniel, em se desviar do pecado, do mal. Um exemplo bem atual que eu dou é: Muitos jovens Cristãos aderem muitos rítimos de musicas para "adorar ao Senhor" na igreja; uma delas é o Rock e o Funk; são rítimos legais, que nos impulsiona a dançar, pular e tudo mais. "Mas Deus foi quem criou a musica e os rítimos!" dizem os jovens defensores de rítimos de má fama até mesmo no mundo secular.

É bem verdade sim, que Deus criou a música, mas assim como o rei inimigo usufruía dos alimentos que colhia da natureza, onde Deus criou, e oferecia, consagrava a ídolos ou a demônios, é a mesma coisa que o inimigo de nossas almas fez com a música, pessoas consagrando rítimos para determinado fim maléfico. Ambos, alimentos e músicas foram feitos por Deus, mas ambos podem ser consagrados ás entidades das trevas. E Daniel voltou a atenção em um DETALHE que pra nós, hoje, pode parecer idiota. Porque hoje compramos produtos em supermercado que temos consciência ou as vezes não, de que certos produtos são de empresas que compactuam com as trevas; porém, em 1° Coríntios 10.25 diz que podemos comer de tudo que se vende no mercado.

É fascinante de como apenas um DETALHE influiu e muito na vida de Daniel. Por causa de DETALHE que pareceu muito besta, foi onde Deus se agradou do Jovem esperto e inteligente e por isso Deus foi com ele durante toda a vida, dando regalias e livramentos onde o próprio nome de Deus era glorificado. As vezes não damos importância a detalhes, deixamos os detalhes de lado, pensando que não tem nada haver, mas o nosso Deus dar o máximo de atenção a detalhes; tanto é, que apenas uma gota de lágrima consegue balançar o coração de Deus em favor dos que são quebrantados e contritos (Sl 34.18).

Daniel nos dá uma maravilhosa lição de AUTORIDADE, virtude concedida por Deus pela fidelidade de Daniel e través do conhecimento que ele adquiriu. Daniel nos dar uma grande lição de esperteza e conhecimento. Muitos Jovens hoje perecem por falta de conhecimento não dar atenção a Detalhes e aquilo que agrada a Deus, buscando agradar a si mesmo.

Neymarques Feitosa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO DE QUEM ACABOU DE SE MASTURBAR

HISTÓRIA DA MÃE QUE COME O PRÓPRIO FILHO POR CAUSA DA FOME!

Garotas cristãs podem usar calcinhas e fio dental?